Houve o caso, por exemplo, da empresa que relacionou a compra de fraldas com cerveja e, por isso, resolveu colocá-los próximos na mesma prateleira. Contudo, somente esse tipo de cruzamento de informações não satisfaz mais o mercado. Dentro do mundo do Python, você vai ter, por exemplo, o Pandas como uma biblioteca que basicamente todo mundo utiliza, o Jupyter basicamente como espaço de exploração para fazer testes, com espaço exploratório. Mas se você correr atrás, você vai ver gente usando o mesmo Jupyter, não só para fazer um teste, mas para rodar coisas para valer mesmo, como o Netflix que usa um cluster de Jupyter rodando os algoritmos deles de machine learning. Tem um outro exemplo, que é de onde eu trabalho, uma Escola online, a Alura, e lá dentro a gente tem diversos cursos e diversas pessoas.

Cientistas de dados não são necessariamente responsáveis diretamente por todos os processos envolvidos no ciclo de vida da ciência de dados. Por exemplo, pipelines de dados são tipicamente gerenciados por engenheiros de dados—mas o cientista de dados pode fazer recomendações sobre que tipo de dado é útil ou necessário. Enquanto cientistas de dados podem construir modelos de aprendizado de máquina, escalar esses esforços em um nível maior requer curso de cientista de dados mais skills de engenharia de software para otimizar um programa para rodar mais rapidamente. Como resultado, é comum para um cientista de dados se associar a engenheiros de aprendizado de máquina para escalar modelos de aprendizado de máquina. Por outro lado, os cientistas de dados vão além, realizando análises mais complexas, desenvolvendo modelos preditivos e soluções de aprendizado de máquina para resolver problemas de negócios mais amplos.

Saber variadas linguagens de programação

Nesse sentido, a pessoa profissional precisa saber como encontrar padrões e tendências nos dados, a partir de manipulações de funções e recursos já existentes em bibliotecas como o Pandas e Matplotlib. Na Ciência dos dados, a modelagem de banco de dados, evidentemente, cumpre um papel muito importante. Nesse sentido, a pessoa cientista de dados deve entender muito bem o padrão SQL e dominar as ferramentas que implementam seus conceitos em Python, como as bibliotecas SQlite e PostGreSQL. É importante ter a capacidade de desenvolver modelos para estruturar a relação entre os dados e implementá-los com uma linguagem. Na área de Data Science, você de fato pode seguir diversos rumos e profissões diferentes.

Caso ainda não possua graduação, você também pode escolher iniciar sua carreira com uma graduação em Ciência de Dados e dar o pontapé inicial para trilhar uma trajetória de sucesso. Um exemplo, são jornalistas que aprendem a coletar dados de serviços de streaming de música e desenvolvem matérias analisando o consumo musical nacional. Outra possibilidade está presente na reconstituição de eventos onde não há testemunhas humanas, mas registros em máquinas. A reconstituição dos fatos será então realizada então a partir da mineração e análise de dados. A Ciência de Dados utiliza ferramentas de Tecnologia da Informação (TI) que estão em constante atualização e evolução. Saber manusear o que há de mais novo no mercado coloca o profissional em um patamar elevado.

Qual o processo de candidatura para o estudante internacional?

Neste texto te contaremos melhor quais as possíveis formações para atuar como cientista de dados e as oportunidades no mercado de trabalho. Atualmente já existem carreiras que se concentram em ciência de dados e análise, então se você está pensando no que estudar, esta pode ser a opção. O cientista de dados geralmente tem uma carreira em estatística, matemática, engenharia de sistemas ou outra https://portalrbn.com.br/tecnologias-que-marcam-presenca-no-futuro-do-desenvolvimento-web/ carreira em TI. Esses são processos complexos e, portanto, precisam criar visualizações de dados simples que um não estatístico possa entender para tomar decisões. A seguir, falaremos mais sobre a profissão cientista de dados, bem como a formação necessária para assumir este cargo no mercado de trabalho. Cientista de dados é uma profissão que paga bem e está à procura de mão deobra no Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *